Publicado em 2 comentários

O método de Charlotte Mason

“Educação não é o preenchimento de um balde, mas o acender de um incêndio” (William Butler Yeates)

O Método da Charlotte Mason é um método de ensino mais natural, e penso eu, que respeita mais o tempo da criança e a forma por completo. Este, busca incutir hábitos de autodisciplina nas crianças através de um rotina diária, concentração, autocontrole, honestidade, cooperação e altruísmo.

“ Uma verdadeira vida intelectual não é alcançada pelo exercício da mente das crianças como se não fossem nada mais do que máquinas de memória” (Karen Andreola)

As crianças não precisam de quantidade de informação e sim qualidade. As crianças são completas, repletas e com possibilidades internamente e externamente infinitas. As crianças não são adultos incompletos. As crianças se tornam adultos. O que elas precisam é serem guiadas, receberem nutrição adequada e oportunidade.

Tratar seus filhos como uma pessoa significa que sua intenção em toda a sua instrução é liderá-los ao mundo das idéias, presente nos livros, não para você ser visto como uma autoridade solene em todas as disciplinas. Significa também inspirar a criança a aprender, respeitando sua personalidade enquanto, ao mesmo tempo, ser um modelo de amor pela aprendizagem.

O método tem tripla abordagem: “A educação é uma atmosfera, uma disciplina, uma vida” (Charlotte Mason)

A melhor literatura e experiências da vida real são os recursos primários para o aprendizado e instrução. A abordagem “baseada na literatura, aprenda fazendo” da metodologia da Charlotte Mason era amplamente usado na Inglaterra até a década de 60 e está curtindo uma renovação entre as famílias que praticam a educação domiciliar (Homeschooling).

“Queremos que as crianças cresçam e encontrem alegria e frescor no gosto e no sabor de um livro” (Charlotte Mason)

Este método não requer livros textos e usa alguns poucos materiais de apoio, além de literatura de alta qualidade, um manual do professor, materiais básicos e o principal: O coração da criança.

Essa abordagem é mais em manter o real sentido de educação. A criança é liderada em busca de conhecimento, o educador precisa apenas acender o fogo e manter ele aceso.

O método consiste, falando simplificadamente, nas sete chaves do aprendizado e nas seis ferramentas do aprendizado.

As sete chaves do aprendizado consistem em:

  • As Crianças são pessoas
  • Crianças amam aprender
  • Aprendizado exige uma atmosfera de suporte
  • Oralidade é essencial para alfabetização
  • O aprendizado ocorre quando há envolvimento ativo
  • Ideias vivas são o alimento natural da mente
  • A formação de hábitos efetivos conduz a uma vida produtiva

As seis ferramentas do aprendizado são:

  • Narração
  • Literatura
  • Narrativa (Narrativa de histórias)
  • Estudo da Natureza
  • Lições curtas
  • Recursos Locais

Educação é muito mais que acumulação de conhecimento. Maturidade e sabedoria requerem reflexão sobre as ideias. Esse método assim como o clássico tradicional busca uma formação completa do indivíduo. Mas o método da Charlotte Mason é o Ensino clássico sob a ótica cristã.

Segundo Harvey e Laurie Bluedorn (Ensinando o Trivium, 2016), o método da Charlotte Mason e o Trivium aplicado se encaixam muito bem. Eles se completam e se reforçam. Quando combinados, enriquecem a experiência da educação domiciliar.

“queremos que nossos filhos sintam que cada nova lição lhes dá um “abre-te sésamo” para um palácio de fadas cheio de tesouros que valem a pena buscar; que são herdeiros de todos os ganhos acumulados em épocas passadas, não escravos condenados a uma tarefa monótona e árdua” (Kathleen Warren, 1903)

CHILD- LIFE IN THE COUNTRY, Oliette, 1914

Se você quer saber mais sobre este método, eu gostaria de fazer algumas indicações:

Português:

https://www.facebook.com/CharlotteMasonBrasil/

(Descubra Charlotte Mason) Seu Método

Inglês:

https://www.amblesideonline.org/ (Neste pode-se encontrar um currículo gratuito disponível para as diversas séries)

https://simplycharlottemason.com/planning/curriculum-guide/

http://charlottemasonhomeschooling.com/

2 comentários sobre “O método de Charlotte Mason

  1. […] Em Inglês, está o meu livro favorito para estudar geografia. Lindo, além de mapas traz curiosidades de cada região: população, capital, língua local, comida típica, flora, fauna, pontos turísticos, trajes e até personagens históricos mundialmente conhecidos. Esse livro é o meu queridinho. Ele é maior que o primeiro. Está lindamente ilustrado (os desenhos me lembram muito as ilustrações usadas nos “Nature journals” (Diários da natureza), usados no ensino de ciências no método da Charlotte Mason. […]

  2. […] então ao currículo da Charlotte Mason! Que delícia! era o que eu procurava! Ensino clássico sob a ótica […]

Os comentários estão fechados.