Publicado em 3 comentários

Porque escolhemos o ensino clássico

 

O ensino clássico é muito mais do que um padrão de aprendizado. Ele segue um padrão específico composto de 3 partes. Primeiro a mente é suprida com fatos e imagens, na sequencia são fornecidas ferramentas lógicas para que estes fatos e imagens sejam organizados e por fim a mente é equipada para expressar conclusões.

Na minha humilde opinião a beleza e a riqueza do ensino clássico consiste em que na mente clássica todo o conhecimento está inter-relacionado.

O Ensino Clássico é compreendido pelo Trivium e pelo Quadrivium.  O Trivium, como o próprio nomes diz, são três partes: Gramática, Lógica e Retórica. E o Quadrivium, quatro partes: Aritmética, Geometria, Música, Astronomia.

Quero aqui deixar uma citação da Ruth Beechik (A strong start in language: grades K-3. 1993):

“Nossa sociedade está tão obcecada com criatividade, que as pessoas querem que as crianças sejam criativas antes delas terem qualquer conhecimento ou habilidade para os quais terem criatividade”.

Na fase da Gramática, os anos de papagaio ou de esponja, a educação clássica exige que o estudante colete (absorva), entenda, memorize e categorize toda a informação recebida.

Se espremermos uma esponja seca, nada sairá dela e, portanto, a esponja precisa ser preenchida.

Nosso trabalho nos anos iniciais é encher de conhecimento as habilidades que vão permitir que nossas crianças transbordem em criatividade conforme suas mentes amadurecem.

Nos primeiros anos de aprendizado devemos encher ao máximo (que conseguirmos) a mente e a imaginação de nossos filhos com pinturas, imagens, histórias e fatos. Uma vez que a informação entra na memória, nós a reconhecemos e começamos a acumular mais e mais detalhes. E quando a criança ouvir por exemplo sobre um tema em diferentes contextos ela acessará o conhecimento prévio e absorverá e aprenderá algo novo.
Devemos buscar nos anos iniciais esse desejo por aprender, e isso ajudará a criar as fundações com os montantes de conhecimento fornecidos durante a fase da gramática. Isso possibilitará nas demais fases o desenvolver essa sede de conhecimento e ajudará também no progresso do autodidatismo.

Ensino Clássico

3 comentários sobre “Porque escolhemos o ensino clássico

  1. Muito claro o texto! Conseguiram transmitir de maneira simples algo por vezes complexo. Obrigada! ☺😊

  2. Boa tarde!
    Salve Maria!
    Esse artigo e ótima agora sim compreendi….
    Deus te abençoe!!!

  3. […] então ao currículo da Charlotte Mason! Que delícia! era o que eu procurava! Ensino clássico sob a ótica […]

Os comentários estão fechados.